Bom o que dizer do clássico dos clássicos? Esse excelentíssimo filme que tanto deu origem ao que conhecemos como "Expressionismo Alemão"(Nosferatu 1922, por exemplo) como deu ao que podemos de chamar de "Terror", trazendo tudo pra telona! História saída da mente dos génios Hans Janowitz e Carl Mayer, maquiagem pesada, gestos exagerados, figurinos sombrios e destacantes, fotografia, cenarios e ambiente, totalmente gótico, distorcido, sombrio e macabro... Essas são as principais caracteristicas desse magnifico filme que serviu para que mestres como Friedrich Wihelm Murnau (Nosferatu, 1922), James Whale Frakenstein, 1931), Tod Browning (Dracula, 1931), ou ate mesmo Alfreed Hitchcock (Psicose, 1960), continuasse o "Legado do Horror" que tanto nos fascina até hoje!!! Não poderia finalizar com "Chave de Ouro" a sessão " Clássicos" de maneira melhor que essa... bom filme! :D
Sinopse:
Em um pequeno vilarejo na fronteira com a Holanda, um misterioso hipnotizador, Dr. Caligari (Werner Krauss), chega acompanhado do “sonâmbulo” Cesare (Conrad Veidit) que, supostamente, estaria adormecido por 23 anos. À noite,Cesare perambula pela cidade, concretizando as previsões funestas do seu mestre, o Dr. Caligari: mortes.
*NOTA: A presente versão é uma restauração a partir de uma cópia encontrada em Montevidéu, a obra teve recuperadas suas cores originais: azul, amarelo, verde e castanho. É comum filmes tão antigos possuírem várias versões, muitos deles sofriam pressão de autoridades para terem partes cortadas ou censuradas. Uma das últimas versões lançadas no Brasil tem apenas 50 min. Há relatos de uma versão francesa de 78 min.
Elenco:
Werner Krauss (Dr. Caligari)
Conrad Veidt (Cesare)
Friedrich Feher (Francis)
Lil Dagover (Jane)
Hans Heinrich Von Twardowski (Alan)
Rudolf Lettinger (Dr. Olsen)
Rudolf Klein-Rogge (O Criminoso)
Elsa Wagner (Senhora)
Hans Lanser-Rudolf
Henri Peters-Arnolds
Ficha Técnica:
Ano de Lançamento (Alemanha): 1920
Direção: Robert Wiene
Roteiro: Hans Janowitz e Carl Mayer
Produção: Rudolf Meinert e Erich Pommer
Música: Richard Marriott
Fotografia: Willy Hameister
Figurino: Walter Reimann
E O ÓSCAR VAI PARA...
Bom, acho até inútil dizer... estamos falando de cinema mudo... começo do cinema "Horror" onde as expressões faciais e interpretação é indispensável, ou seja, coisa pra poucos, pra quem ama a arte mesmo, comparado a antigamente hoje é fácil fazer cinema. Sem mais delongas, pode preparar muitas estatuetas, pois esse é um filme que merece o único e raríssimo "Óscar Colectivo" tanto o elenco quanto a produção fez um monstruoso trabalho, e serviu de inspiração para gerações, ou seja, seria injustiça seleccionar apenas um deles!!!
Obs: Links cedidos pelo pessoal do forum F.A.R.R.A.
DOWNLOAD PARTE I
DOWNLOAD PARTE II
DOWNLOAD PARTE III
senha: http://farra.clickforuns.net
Stay Scary!!!
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
1920 - Das Cabinet des Dr. Caligari (O Gabinete do Dr. Caligari).. Fechando com Chave de Ouro a "Sessão Clássicos"
Marcadores:
anos 20,
carl mayer,
clássicos,
conrad veidt,
suspense,
terror,
werner krauss
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário